O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou esta terça-feira a criação de uma nova modalidade de vistos, denominados “vistos gold”, que permitirão a residência no país a milionários, concedendo-lhes privilégios semelhantes aos de residentes permanentes.
Em uma declaração feita na Casa Branca, Trump informou que a autorização de residência será oferecida a um custo aproximado de 5 milhões de dólares (cerca de 4,7 milhões de euros), o que garantirá aos beneficiários os mesmos direitos de um “cartão verde”, incluindo a possibilidade de obter a cidadania americana no futuro.
“Vamos colocar um preço nas autorizações de residência de cerca de 5 milhões de dólares, e isso dará aos investidores os privilégios de um ‘cartão verde’, com um caminho para a cidadania americana”, afirmou Trump aos jornalistas.
O Presidente comparou os “vistos gold” aos tradicionais “cartões verdes”, que são concedidos após um longo processo de aprovação para residentes permanentes nos Estados Unidos. No entanto, Trump denominou a nova autorização como “cartão dourado” ou “cartão dourado Trump”, sugerindo que o novo visto poderá até vir a ter o seu nome.
Essa iniciativa visa atrair investidores estrangeiros, ao mesmo tempo em que promete acelerar o processo de obtenção de residência para aqueles dispostos a fazer grandes investimentos no país.