Uma pesquisa do Instituto Datafolha revelou que 58% dos brasileiros acreditam que a criminalidade aumentou em suas cidades nos últimos 12 meses.
O levantamento, divulgado neste sábado (12) pela Folha de S.Paulo, ouviu 3.054 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 1º e 3 de abril, em 172 municípios do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
A percepção de piora na segurança é majoritária entre homens, mulheres, jovens, idosos e pessoas de diferentes níveis de renda e preferências partidárias. No recorte por sexo, 62% das mulheres dizem perceber aumento da criminalidade, contra 52% dos homens. Apenas 12% delas afirmam que os crimes diminuíram, frente a 19% dos homens com a mesma opinião.
A sensação de insegurança é ainda mais acentuada nas capitais e regiões metropolitanas, onde 66% dos moradores relatam crescimento da criminalidade. No interior, esse índice cai para 51%.
Por outro lado, 25% dos entrevistados afirmam não ter notado mudanças no cenário da violência. Apenas 15% acreditam que os crimes diminuíram no último ano.