O ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, instou o Reino Unido a unir esforços com Pequim para proteger o sistema comercial multilateral, atualmente ameaçado pelo que classificou como “bullying” económico por parte dos Estados Unidos. Em conversa com o homólogo britânico, David Lammy, Wang acusou Washington de usar tarifas como arma política, em violação das regras da Organização Mundial do Comércio (OMC), prejudicando os interesses legítimos de diversos países.
Wang destacou que a China está disposta a trabalhar com o Reino Unido para resistir a estas práticas e manter as relações bilaterais em crescimento, apelando a que ambas as nações se mantenham firmes na defesa das regras internacionais. Por sua vez, Lammy afirmou que o Reino Unido é um país aberto e defensor do comércio livre, reconhecendo o papel importante que China e Reino Unido, enquanto membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, têm na estabilidade do comércio global.
A conversa entre os dois responsáveis diplomáticos decorreu num momento de intensificação da guerra comercial entre China e EUA, com tarifas superiores a 100% impostas por ambos os lados. Apesar disso, a China reafirmou que não deseja uma guerra comercial, mas não hesitará em defendê-la se necessário. Ambos os países concordaram em manter o diálogo e reforçar os laços bilaterais, num esforço conjunto para enfrentar os desafios económicos internacionais.