Cabinda vai acolher o acto central das comemorações do 65.º aniversário do início da luta armada de libertação nacional, que decorrerá sob o lema “Preservando os valores da Pátria, honremos os nossos heróis”. A celebração presta tributo aos nacionalistas que, em 1961, protagonizaram as acções que assinalaram o começo do fim do regime colonial português em Angola.
No quadro das celebrações previstas para 2026, a província de Cabinda vai acolher um conjunto de actividades específicas, entre as quais se destacam cerimónias de deposição de coroas de flores no monumento dedicado aos heróis nacionais, intervenções de altas figuras do Governo e a realização de actividades culturais alusivas à data.
A história regista o 4 de Fevereiro de 1961 como um marco decisivo na luta de libertação de Angola. Na madrugada desse dia, um grupo de patriotas angolanos, munidos de catanas e armas ligeiras, lançou ataques à Casa de Reclusão, à Cadeia de São Paulo e a uma esquadra da polícia, em Luanda, num acto simbólico que marcou o início da resistência armada contra o colonialismo.

