O aeroporto Maria Mambo Café, localizado em Cabinda, enfrenta falhas no fornecimento de energia elétrica há quase um mês e meio, segundo denúncias feitas por seguranças da infraestrutura.
“Tem-se vivido uma escuridão total por volta das 22h até às 6h, quando o gerador é ligado”, afirmou um dos seguranças, sob condição de anonimato.
De acordo com os relatos, o problema persiste há semanas, com o gerador alternativo a ser desligado sistematicamente durante a noite.
Os trabalhadores consideram a situação um risco grave, tanto para a segurança das instalações como para a saúde dos funcionários.
“Nós, como seguranças aeroportuários, sentimos que as nossas vidas estão em perigo. Além disso, o excesso de mosquitos, provocado pela falta de luz, está a debilitar a nossa saúde com casos de malária”, acrescentou o segurança.
Os funcionários denunciam ainda que há uma cultura de repressão no aeroporto, com penalizações para quem expuser a situação.
“Há um lema aqui: o trabalhador que fala a verdade é visto como mau trabalhador”, afirmou outro segurança.
Os trabalhadores apelam às autoridades competentes para que tomem medidas urgentes e resolvam este problema, que tem comprometido o bom funcionamento do aeroporto e colocado em risco a vida de todos os que ali trabalham.