O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou esta sexta-feira que a comunidade internacional deve preparar uma resposta firme, com possíveis sanções, caso as negociações entre a Ucrânia e a Rússia, marcadas para Istambul, não resultem em avanços concretos.
“Se se verificar que a delegação russa está lá apenas para dar nas vistas e não alcançar quaisquer resultados, então todos terão de reagir. Deve haver uma resposta contundente, incluindo sanções”, declarou Zelensky em Tirana, onde participou na cimeira da Comunidade Política Europeia, após visita oficial à Turquia.
As negociações em Istambul representam o primeiro encontro direto entre representantes dos dois países desde a primavera de 2022. Apesar da proposta recente de Vladimir Putin para retomar o diálogo, o Presidente russo recusou o convite de Zelensky para comparecer pessoalmente e enviou, em vez disso, uma delegação liderada pelo seu conselheiro cultural.
Zelensky tem defendido que qualquer tentativa de diálogo deve ser séria e orientada para a paz, alertando que a falta de compromisso da Rússia comprometerá ainda mais os esforços diplomáticos e exigirá medidas firmes por parte dos aliados internacionais da Ucrânia.