A Polícia Nacional está a ser acusada de intimidar a população de Cabinda desde que foi anunciada uma suposta manifestação para este sábado, 2 de agosto.
Segundo relatos locais, foi mobilizado um forte aparato policial, com viaturas a circular constantemente pelas ruas da cidade, numa ação vista por muitos como uma tentativa de travar qualquer concentração popular.
A manifestação, de acordo com os seus promotores, teria como objetivo protestar contra a alegada retirada da subvenção dos bilhetes de passagem aérea na rota Cabinda-Luanda e vice-versa.
No entanto, segundo um comunicado emitido pelo Governo Provincial de Cabinda, o motivo da manifestação “não faz sentido”, uma vez que, de acordo com o documento, “o Ministro dos Transportes já esclareceu que não houve remoção dos subsídios dos bilhetes da rota Cabinda-Luanda e vice-versa, continuando a vigorar conforme previsto no Decreto Presidencial n.º 325-A/17, de 12 de Dezembro, considerando a descontinuidade geográfica da Província de Cabinda.”
Apesar disso, a presença policial tem gerado desconforto entre os cidadãos, que denunciam um clima de intimidação e repressão, mesmo sem confirmação oficial da realização do protesto.