Pela primeira vez em quase seis décadas, a oposição venceu as eleições no Botswana, encerrando um domínio de 58 anos do Partido Democrático do Botswana (BDP), liderado pelo presidente Mokgweetsi Masisi.
A vitória foi alcançada pela Coligação para a Mudança Democrática (UDC), representada por Duma Boko, que já celebrou a conquista histórica.
O presidente cessante, Masisi, reconheceu a derrota e felicitou o seu opositor, marcando uma transição pacífica de poder que reforça a tradição democrática do Botswana.
O país é visto como um exemplo de estabilidade e crescimento económico em África, sustentado principalmente pela exploração responsável dos seus recursos naturais, em particular os diamantes.
Com um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,735, o Botswana é classificado na categoria de desenvolvimento humano alto, ocupando a posição 100º entre 191 países do mundo, de acordo com o relatório mais recente.
Nos últimos anos, o país tem registado avanços consideráveis em educação e saúde, sendo que ambos os serviços são gratuitos, o que contribui para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e o posiciona como um modelo de desenvolvimento no continente africano.
Este resultado eleitoral representa uma mudança significativa na política do Botswana e poderá influenciar o rumo do país nas próximas décadas.