De acordo com os dados fornecidos pelo Ministério da Saúde, nas últimas 24 horas, foram registados mais três casos de cólera em Cabinda, elevando para seis o número de pessoas infectadas pela doença na província.
Segundo o Ministério da Saúde, na província de Luanda foram reportados 72 novos casos, enquanto no Bengo foram registados 35 e no Icolo e Bengo 11. Foram igualmente reportados quatro óbitos na província de Luanda, nas zonas do Samba e Sambizanga.
Nas últimas 24 horas, 113 pessoas receberam alta, e actualmente encontram-se internadas 196 pessoas com cólera. Desde o início do surto, foi registado um total acumulado de 5.463 casos, sendo 2.772 em Luanda, 1.961 no Bengo, 611 no Icolo e Bengo, 53 em Malanje, 29 em Kwanza Sul, nove no Huambo, sete na Huíla, seis em Cabinda, seis no Uíge, cinco no Zaire, dois no Cuanza Norte, um no Cunene e um na província do Cubango.
Os casos variam entre os dois e os 100 anos de idade, com 3.082 (56%) do sexo masculino e 2.381 (44%) do sexo feminino.
Desde o início do surto, foram registados 197 óbitos, sendo o grupo etário mais afectado o dos dois aos cinco anos, com 855 casos e 35 óbitos, seguido do grupo etário dos dez aos 14 anos, com 702 casos e 15 óbitos.
O Ministério da Saúde (MINSSA) solicita a colaboração de todos e apela à comunidade para que, caso tenha alguém em casa com diarreia líquida e vómitos, procure imediatamente um centro de tratamento de cólera ou uma unidade de saúde mais próxima. Além disso, recomenda-se o consumo de água fervida ou tratada com cinco gotas de lixívia e a preparação de soro caseiro (1 litro de água fervida ou tratada, com 2 colheres de sopa de açúcar e uma colher de chá de sal).