Os líderes do PRA-JA e do Partido Liberal, Abel Chivukuvuku e Euclides Luís de Castro, respetivamente, solicitaram, no Huambo, maior abertura das instituições públicas no âmbito da governação participativa. As declarações foram feitas após audiências separadas com o governador da província, Pereira Alfredo.
Chivukuvuku defendeu a melhoria das relações entre os partidos e os órgãos do Estado, enfatizando a necessidade de um combate eficaz à vandalização dos bens públicos e outras atitudes anti-sociais. Sugeriu também debates públicos sobre os 50 anos da Independência Nacional.
Por sua vez, Castro destacou a importância da aproximação às entidades governamentais e informou sobre o congresso do partido, que elegerá novas estruturas.
O governador Pereira Alfredo manifestou interesse em manter o diálogo com todas as forças políticas e partilhou os projetos em curso na província.
Garantiu que o Governo está focado em combater a delinquência e melhorar a segurança, destacando a implementação de um Plano de Emergência para resolver a falta de iluminação pública em algumas zonas.