O Presidente da República de Angola, João Lourenço, será investido como presidente rotativo da União Africana (UA) no próximo mês, durante a 38.ª Sessão Ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo.
O evento terá lugar nos dias 15 e 16 de fevereiro, marcando um momento histórico para Angola, que assumirá pela primeira vez a liderança desta organização continental.
A eleição de João Lourenço ocorre num ano simbólico para o país, que celebra, a 11 de novembro, o 50.º aniversário da sua independência.
A candidatura de Angola foi endossada pela Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), conforme decidido na 43.ª Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da organização, realizada em Luanda a 17 de agosto de 2023.
Para assegurar uma transição eficaz e coordenar as atividades relacionadas com a presidência, João Lourenço criou um grupo de trabalho interministerial liderado pelo ministro das Relações Exteriores, Teté António.
Este grupo, que inclui membros de diversas áreas governamentais, será responsável pela elaboração de uma estratégia alinhada ao tema definido pela UA para este mandato: “Justiça para os africanos e afrodescendentes por meio de indemnizações”.
A presidência de João Lourenço na UA é vista como uma oportunidade para reforçar o protagonismo de Angola na arena internacional e aprofundar o debate sobre questões históricas e de justiça social no continente africano.