O secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio Alves da Silva, garantiu esta segunda-feira, em Cabinda, que o Governo está a acompanhar de perto o plano de melhorias implementado na Universidade 11 de Novembro, com vista à reintrodução de 11 disciplinas suspensas no ano académico anterior por não cumprirem os padrões exigidos.
Entre as cadeiras suspensas pelo INAAREES no ISCED estão Educação da Infância, Ensino Primário, História, Geografia, e as Línguas Portuguesa e Francesa. Já na Faculdade de medicina, foram interrompidos os cursos de Medicina, Enfermagem, Análises Clínicas e Psicologia Clínica, devido à falta de condições adequadas.
Segundo o governante, equipas técnicas realizaram uma avaliação externa criteriosa que levou à suspensão, mas agora o foco está em apoiar as instituições para que, já no próximo ano lectivo, possam retomar as formações com garantias de qualidade.
A governadora de Cabinda, Suzana de Abreu, mostrou-se satisfeita com os avanços e sublinhou que a reabertura dos cursos vai evitar que os jovens se desloquem para outras províncias, fortalecendo assim a oferta local de ensino superior e o desenvolvimento regional.