O Governo Provincial de Cabinda, através do secretário provincial da Educação, Boaventura Macaia, reagiu à denúncia divulgada nas redes sociais por membros da sociedade civil sobre o estado de degradação da Escola Primária do Zangoio.
A denúncia dava conta de que os alunos da referida instituição estariam a assistir às aulas sentados no chão, devido à ausência de carteiras.
Em resposta, o secretário provincial da Educação, Boaventura Macaia esclareceu que uma das principais causas da falta de carteira escolar é o vandalismo recorrente nas escolas da província.
“Uma das questões que deixa as nossas escolas sem carteiras é o vandalismo. As nossas escolas são constantemente vandalizadas. O Governo, quando constrói uma escola, apetrecha-a sempre com carteiras e quadros. Infelizmente, os inimigos da educação vandalizam. Para inverter esta situação, devemos todos proteger as nossas escolas, denunciando aqueles que destroem as infraestruturas escolares nas nossas comunidades”, afirmou.
O responsável sublinhou ainda que o grande desafio do Governo é manter as escolas protegidas e, posteriormente, encontrar soluções, em conjunto com o Governo Provincial de Cabinda (GPC), o Ministério da Educação (MED) e parceiros, para o reapetrechamento das instituições de ensino.
Boaventura Macaia apelou à participação activa da comunidade, frisando que o envolvimento de todos é fundamental para a melhoria das condições de ensino na província.
“A comunidade deve ajudar. Estamos juntos. Mbote”, concluiu.