O Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, reafirmou este domingo o apoio total dos Estados Unidos aos objetivos de guerra de Israel em Gaza, sublinhando que o Hamas deve ser eliminado como força militar e governamental.
Durante a sua visita à região, Rubio reuniu-se com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, e reiterou a posição dos EUA de que a paz será impossível enquanto o Hamas continuar a governar ou a ameaçar a segurança através da violência.
O cessar-fogo atual entre Israel e o Hamas está próximo do seu término, com a segunda fase das negociações a incluir a liberação de reféns e a possível retirada das forças israelitas do território.
Em paralelo, foi abordado o controverso plano do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, que propõe a transferência de palestinianos de Gaza para países vizinhos, com Washington a assumir a administração do território.
Netanyahu manifestou apoio a esta ideia, afirmando que ele e Trump partilham uma “estratégia comum” para o futuro de Gaza.