O Ministério Público de São Tomé e Príncipe anunciou, nesta segunda-feira (24 de março), a detenção de três indivíduos e a apreensão de cerca de 10 viaturas de luxo, objetos de luxo, relógios de marca, grandes quantidades de dinheiro em espécie e equipamentos relacionados com um estúdio de televisão. A operação é parte de uma investigação sobre o desvio de quase quatro milhões de euros de créditos da Segurança Social.
De acordo com o MP, entre os detidos encontra-se um funcionário do Banco Internacional de São Tomé e Príncipe (BISTP), cantor, empresário e proprietário de vários empreendimentos na capital, incluindo uma produtora musical e um restaurante.
Os detidos estão a ser investigados pelos crimes de abuso de confiança qualificada, burla informática e branqueamento de capitais, conforme a legislação penal de São Tomé e Príncipe.
A operação, designada “Operação Pensionista”, contou com a colaboração da Polícia Judiciária e o apoio da Polícia Nacional, tendo sido realizadas diversas buscas, incluindo na sede da Segurança Social e numa agência bancária. Os arguidos serão apresentados no Tribunal de Instrução Criminal para interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação.