O ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL) foi submetido, na manhã deste domingo, 13 de Abril, a uma cirurgia de urgência no Hospital DF Star, em Brasília, devido a um quadro persistente de subobstrução intestinal.
A informação foi confirmada pelo senador Rogério Marinho (PL-RN), que acompanha o ex-chefe de Estado na unidade hospitalar.
De acordo com o boletim médico, Bolsonaro foi transferido na noite de sábado para o hospital, após sentir-se mal durante um evento do Partido Liberal no Rio Grande do Norte, na sexta-feira, dia 11. Foi transportado para a capital federal numa aeronave equipada com Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Após nova avaliação clínico-cirúrgica, exames laboratoriais e de imagem indicaram a continuidade do bloqueio parcial no intestino, apesar das medidas clínicas iniciais. As equipas médicas decidiram, de comum acordo, optar pela abordagem cirúrgica.
Neste momento, Bolsonaro está a ser submetido a uma laparotomia exploradora, procedimento que visa a libertação de aderências intestinais e a reconstrução da parede abdominal.
A assessoria do hospital informou que novas actualizações serão divulgadas exclusivamente através de boletins médicos.