O cardeal americano Robert Prevost, de 69 anos, foi eleito nesta quinta-feira (08/05) o 267º papa da Igreja Católica, tornando-se o primeiro norte-americano a chefiar a Igreja. Ele escolheu o nome pontifício de Leão 14.
A fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina pouco depois das 18h (horário local), sinalizando a decisão do conclave mais diverso da história. O anúncio oficial foi feito pelo cardeal francês Dominique Mamberti, com a tradicional frase Habemus Papam, diante de uma multidão na Praça São Pedro.
O novo pontífice apareceu na varanda central da Basílica de São Pedro, agradeceu ao papa Francisco e declarou em italiano: “Sou um filho de Santo Agostinho”, destacando valores como o diálogo, a construção de pontes e o amor. Ele também discursou em espanhol, relembrando seus anos como missionário na América do Sul.
Prevost, agostiniano, superou nomes considerados favoritos, como o filipino Luis Antonio Tagle e o italiano Pietro Parolin. Missionário no Peru por grande parte de sua vida, é conhecido por defender causas de justiça social e apoiar o legado de abertura deixado por Francisco.