O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pretende aplicar sanções contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil, utilizando a Lei Magnitsky. A medida, prevista na legislação americana, permite a imposição de sanções econômicas a pessoas envolvidas em corrupção ou graves violações de direitos humanos.
Segundo apurou a CNN, o alvo seriam magistrados que votaram a favor das punições ao ex-presidente Jair Bolsonaro no processo que apura tentativa de golpe de Estado. As sanções podem incluir congelamento de bens nos EUA, bloqueio de acesso a serviços bancários internacionais e restrições a empresas com vínculos comerciais com os Estados Unidos.
O plano, que já estaria nas mãos do secretário de Estado norte-americano, prevê uma escalada por fases. A primeira etapa deverá atingir o alto escalão do governo brasileiro, com possível suspensão de vistos de entrada nos EUA. Lula e a primeira-dama, Janja, não seriam afetados neste momento.
Além disso, o governo norte-americano considera descredenciar a embaixadora brasileira Maria Luiza Viotti Ribeiro, o que representaria sua expulsão do país. A medida seria uma resposta política às decisões do STF, em meio à ameaça de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto.