O Presidente norte-americano, Donald Trump, indicou, terça-feira, que recebeu uma “carta importante” do homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, manifestando disponibilidade para retomar as negociações para a paz e assinar o acordo de minerais.
Segundo a carta lida pelo Trump, no primeiro discurso perante o Congresso desde que regressou ao poder, Zelensky afirmou que ele e sua equipa “estão prontos para trabalhar sob a forte liderança do Presidente Trump para obter uma paz duradoura”.
Segundo a Lusa, o presidente dos EUA adoptou um tom mais conciliatório depois do polémico encontro com o homólogo ucraniano, na passada sexta-feira, em Washington.
Na ocasião, Donald Trump referiu, ainda, que estava agradecido pela carta, acrescentando que, simultaneamente, teve discussões sérias com a Rússia e “recebeu fortes sinais de que Moscovo está pronto para a paz”.
Por fim, a mesma fonte avança, também, que o conteúdo da alegada missiva de Zelensky é o mesmo que o líder ucraniano escreveu horas antes numa publicação nas redes sociais.