O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste domingo, 26 de janeiro, a imposição imediata de uma tarifa de 25% sobre todas as importações provenientes da Colômbia, com previsão de aumento para 50% dentro de uma semana.
Além disso, o governo norte-americano aplicará sanções bancárias e financeiras contra a Colômbia, proibirá viagens e revogará vistos de funcionários do governo colombiano, de acordo com declarações do presidente Trump.
As medidas são uma retaliação à decisão do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, de proibir o pouso de dois aviões militares norte-americanos que transportavam cidadãos colombianos deportados dos Estados Unidos.
“Acabo de ser informado de que dois voos de repatriação provenientes dos Estados Unidos, com um grande número de criminosos ilegais, não foram autorizados a aterrar na Colômbia. Esta ordem foi dada pelo presidente socialista da Colômbia, Gustavo Petro, que já é muito impopular entre o seu povo”, escreveu Trump na sua rede social, Truth Social.
Até ao momento, o governo colombiano não respondeu oficialmente às declarações e às medidas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos.