A Rua das Forças Armadas será transformada numa avenida moderna, equipada com infra-estruturas técnicas funcionais, no âmbito das acções previstas pelo Governo da Província de Cabinda para 2026.
O anúncio foi feito na sexta-feira pela governadora Suzana Abreu, durante o balanço das actividades desenvolvidas pelo seu pelouro ao longo do ano que agora termina.
Segundo a governante, as obras, que poderão arrancar na primeira quinzena de Janeiro, têm como objectivo dar uma nova imagem à cidade, tornando-a mais acolhedora e atractiva, além de melhorar a circulação rodoviária entre a rotunda do aeroporto Maria Mambo Café e as bombas da Nissan.
No domínio das obras de impacto social e económico, decorrem trabalhos de reabilitação em vários troços rodoviários, nomeadamente Mbaca/Yabi, Cabinda/Landana/Mongo, Conde/Miconje, Maloango/Zau-Sanda e Massala/Quissoqui, num total de 295 quilómetros.
Na área habitacional, a governadora referiu a primeira fase do projecto de construção de três mil fogos, inseridos no plano de 12 mil habitações a serem construídas nos municípios de Cabinda, Cacongo, Buco-Zau e Belize, bem como a edificação de 120 apartamentos na circunscrição de Buco-Zau.
Suzana de Abreu destacou ainda as acções implementadas nos sectores da educação, saúde, agricultura, infra-estruturas, vias de comunicação, energia e água.
Para 2026, o Governo Provincial prevê concluir várias obras em curso, com destaque para o Hospital Municipal de Belize, a construção do Hospital Geral da zona norte, no município do Buco-Zau, e a edificação de dois hospitais nas circunscrições de Tando-Zinze e Miconje.
A cerimónia de balanço, realizada no Palácio do Governo de Cabinda, contou com a presença de delegados e directores provinciais, administradores municipais, forças de defesa e segurança, bem como autoridades tradicionais e religiosas.
Via: Angop

