Os avançados Gilberto, do Petro de Luanda, e Depú e Capita, ambos do Radomiak da Polónia, estão entre as principais ausências da selecção angolana para o Campeonato Africano das Nações (CAN 2025), que será disputado de 21 deste mês a 18 de Janeiro, em Marrocos.
Depois de terem falhado os últimos compromissos da equipa nacional frente à Argentina e à Zâmbia, os jogadores ficaram fora das escolhas do seleccionador Patrice Beaumelle, que anunciou na quarta-feira a lista final composta por 28 convocados.
Outra baixa confirmada é a do defesa central Bastos Quissanga, do Botafogo (Brasil), que continua afastado devido a uma lesão no joelho sofrida em Fevereiro e que ainda não lhe permitiu regressar à competição.
Colocada no Grupo B, juntamente com Egipto, Zimbabwe e África do Sul, a selecção nacional cumpre a preparação no Algarve, em Portugal, onde disputará jogos de controlo frente a Moçambique e à República Democrática do Congo.
Para esta que será a 10.ª presença de Angola na prova, Beaumelle chamou os guarda-redes Neblú, Hugo e Dominique; os defesas Rui Modesto, Eddie Afonso, Tó Carneiro, Nuri o Fortuna, Pedro Bondo, David Carmo, Jonathan Buatu, Kialonda Gaspar e Clinton da Mata; e os médios Beni Mukendi, Show, Fredy, Maestro, Keliano e Mário Balburdia.
Na frente de ataque foram convocados Zito Luvumbo, Manuel Benson, Milson, Chico Banza, Gelson Dala, Randy Nteka, Ary Papel, Mabululu, Mbala Nzola e Zine.

