O Executivo angolano revelou, nesta quarta-feira, que o Terminal de Águas Profundas do Caio contará com uma linha férrea que ligará a província de Cabinda às Repúblicas do Congo-Brazzaville, através de Ponta Negra, e à República Democrática do Congo, por via de Matadi. A nova infraestrutura deverá impulsionar as trocas comerciais no âmbito da zona de comércio livre continental africana.
A iniciativa integra um conjunto de cinco projectos apresentados a vários investidores durante a sessão dedicada a Angola, realizada no segundo dia da 3.ª Cimeira sobre o Financiamento das Infra-estruturas em África, que decorre em Luanda.
O projecto, orçado em mais de 700 milhões de dólares, prevê a construção de sete subestações, pontes e túneis, bem como o transporte diário de passageiros e mercadorias, estimado em cinco comboios por dia.
Trata-se de uma iniciativa do Governo angolano enquadrada na estratégia de integração regional e de reforço da conectividade ferroviária entre Angola e os países vizinhos.


