A primeira fase de operações do Terminal de Águas Profundas do Caio, na província de Cabinda, está prevista para o segundo semestre deste ano e permitirá a recepção de navios com capacidade para até cinco mil contentores de 20 pés. A informação foi avançada esta sexta-feira, em Cabinda, pelo chefe das operações da infra-estrutura, Jacob Nhiunge, durante uma palestra sobre o “Terminal de Águas Profundas do Caio”, inserida no programa oficial que assinala o 64.º aniversário do Porto de Cabinda, a assinalar-se a 7 de Fevereiro do ano em curso.
Jacob Nhiunge explicou que a execução física do projecto já ultrapassa os 70%, encontrando-se em curso os trabalhos de operacionalização dos equipamentos e de formação técnica das equipas que irão assegurar o funcionamento do terminal.
A infra-estrutura inclui uma ponte-cavalete de 500 metros, uma malha de acesso com 1.500 metros e um muro de cais com 700 metros de comprimento, além de uma área de 45 hectares destinada ao parqueamento de viaturas, contentores e espaços de armazenamento de carga.
O terminal dispõe ainda de um canal de aproximação com 25 quilómetros de extensão e 15 metros de profundidade, um círculo de manobras com 600 metros de diâmetro e uma bacia de atracação com 14 metros de profundidade.
O responsável adiantou que o projecto deverá gerar cerca de 1.600 empregos directos e aproximadamente 30 mil postos de trabalho indirectos. A infra-estrutura multifuncional foi construída numa área total de 1.400 metros, dos quais 750 metros estão preparados para o manuseamento de carga geral e carga a granel.
Via: Angop


