Oito indivíduos foram detidos no domingo, pela Polícia Nacional em Cabinda, por suspeita de envolvimento num esquema de emissão fraudulenta de bilhetes de identidade para cidadãos do Congo-Brazzaville e da República Democrática do Congo (RDC).
De acordo com uma nota da corporação, entre os detidos constam dois funcionários da Delegação Provincial da Justiça e dos Direitos Humanos, apontados como integrantes da rede que facilitava a obtenção irregular de documentos de identificação angolanos.
Segundo as investigações, os cidadãos estrangeiros pagavam valores que variavam entre 40 mil e 150 mil kwanzas para adquirir os bilhetes de identidade. A rede foi desmantelada no âmbito de uma micro-operação conduzida pelas forças policiais, que resultou igualmente na apreensão de dinheiro, meios informáticos e vários documentos.
Os suspeitos foram encaminhados ao Ministério Público para os devidos procedimentos legais.
A Polícia Nacional em Cabinda apela à população para continuar a colaborar com as autoridades, denunciando práticas que possam pôr em causa a segurança pública e a soberania nacional.
Via: Angop

