O Partido Liberal (PL) realiza neste sábado, 17 de maio, o seu 1º congresso constitutivo, que marca uma nova etapa na estruturação do partido. De acordo com Manuel Ramos, coordenador da comissão organizadora do evento, estão reunidas todas as condições para a realização do conclave, que contará com a participação de 200 delegados de várias províncias do país.
O congresso tem como principal objetivo a eleição do presidente do partido, e contará com um único candidato: Euclides Luís de Castro, atual presidente e militante fundador do PL. O partido foi recentemente legalizado pelo Tribunal Constitucional, passando a integrar oficialmente o leque de formações políticas reconhecidas no país.
Este evento insere-se num contexto mais amplo de preparação dos partidos políticos para as eleições gerais de 2027. Segundo o Novo Jornal, nove dos 14 partidos legalizados pelo Tribunal Constitucional realizarão os seus congressos ainda este ano, entre eles a UNITA, Bloco Democrático, PALMA, PPA, PNSA, PRA-JA Servir Angola, CIDADANIA e PADDA-Aliança Patriótica.
Além do congresso do PL, que decorre nos dias 17 e 18 de maio, também está marcado o congresso do PRA-JA Servir Angola, entre 19 e 22 de maio, sendo este o único com dois candidatos à presidência: Abel Chivukuvuku e Francisco Canga.
O Bloco Democrático, por sua vez, realizará o seu conclave de 15 a 17 de agosto, onde deverá eleger um novo presidente.
Via Novo Jornal