O Presidente da República e da União Africana, João Lourenço, afirmou este domingo que África possui recursos estratégicos que a tornam central na resposta às actuais crises energética e alimentar.
Falando num painel da Iniciativa Empresarial Global para África (GABI), à margem da 80.ª Assembleia-Geral da ONU, o estadista destacou o potencial do continente para ampliar a produção de energia limpa, a partir de recursos hidroeléctricos, solares e minerais raros essenciais à transição energética.
Lourenço reforçou também que África tem condições para garantir a segurança alimentar mundial, produzindo para si própria e exportando para outros continentes, mas alertou que esse futuro depende da paz e da estabilidade política.
O Chefe de Estado recordou ainda os esforços de Angola na mediação de conflitos regionais e apontou o Corredor do Lobito como exemplo de infraestrutura capaz de impulsionar a integração, dinamizar economias locais e reduzir custos do comércio internacional.
Concluiu apelando ao compromisso colectivo de líderes e cidadãos africanos, para que os recursos naturais sejam usados de forma inteligente em prol do progresso do continente e do mundo.