More
    InícioPolíticaJoão Lourenço defende novas províncias e critica oposição

    João Lourenço defende novas províncias e critica oposição

    Em

    “Houve forças políticas que se opuseram à criação de novas províncias. Tudo fizeram para nos desencorajar. Se fôssemos fracos de espírito, podíamos desistir, mas mandámo-los passear”, afirmou o Presidente da República, João Lourenço, esta sexta-feira, na vila de Cazombo, província do Moxico Leste.

    Durante a cerimónia de lançamento da primeira pedra para a construção de uma nova cidade, que será a futura capital da província, o Chefe de Estado criticou a oposição, acusando-a de considerar como desperdício tudo aquilo que o Executivo faz em benefício da população.

    “Entre eles e o povo, para nós o mais importante é o povo. É uma meia-dúzia de pessoas que mandámos passear em nome do povo”, reforçou.

    João Lourenço anunciou ainda a construção de um novo aeroporto para substituir a atual pista de terra batida, bem como a reabilitação urgente da Estrada Nacional 192, no troço Luau-Cazombo.

    Prometeu também a construção de hospitais e escolas, com o objetivo de integrar milhares de crianças no sistema de ensino e reduzir a necessidade de deslocações de doentes para outras províncias.

    Segundo o Presidente, o Executivo previa a criação de seis novas províncias, mas, devido a limitações financeiras, apenas três foram criadas nesta fase.

    “Vamos desenvolver essas novas províncias, que estavam muito distantes das sedes capitais. Isso dificultava o progresso. Chegou o momento de levarmos o desenvolvimento a estas terras longínquas”, afirmou.

    No Moxico Leste, João Lourenço visitou ainda os locais onde serão instalados um hospital de campanha e um parque fotovoltaico. Esta foi a sua segunda visita à vila de Cazombo, depois da deslocação em setembro de 2019 no âmbito do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

    O Moxico Leste, que resulta da divisão da antiga província do Moxico, tem como capital a vila de Cazombo e é composto por nove municípios: Cazombo, Cameia, Luacano, Luau, Nana-Candundo, Lóvua do Zambeze, Caianda, Lago-Dilolo e Macondo.

    Recentes

    Arsenal empata com Chelsea e mantém liderança

    O Arsenal empatou 1-1 com o Chelsea em Stamford Bridge, na 13.ª jornada da...

    Lens lidera campeonato francês depois de vencer o Angers

    O Lens assumiu a liderança isolada da Ligue 1 francesa ao vencer o Angers...

    1º de Agosto empata com Académica no Buraco

    O 1º de Agosto não conseguiu assumir a liderança do Campeonato Nacional de Futebol...

    Umaro Embaló deixa Senegal e busca refúgio no Congo

    Umaro Sissoco Embaló, presidente deposto da Guiné-Bissau, deixou o Senegal rumo ao Congo após...

    Relacionados

    ACJ Reeleito com Mandato Reforçado na UNITA

    Adalberto Costa Júnior foi reeleito esta segunda-feira, 30, como presidente da UNITA, numa vitória...

    Cabinda terá três novos hospitais

    O município de Buco Zau, em Cabinda, vai ganhar um novo Hospital Geral que...

    Dotação da Presidência de Angola mais que triplica em 2026

    A verba destinada à Presidência da República de Angola vai mais do que triplicar...
    error: Não é permitido copiar o conteudos!