No dia 15 de fevereiro de 2025, o Presidente de Angola, João Lourenço, assumiu a Presidência rotativa da União Africana (UA) em Adis Abeba.
No seu discurso, Lourenço sublinhou a importância de trabalhar pela paz e segurança no continente, destacando os desafios impostos pelos conflitos no Sudão e na República Democrática do Congo.
O Presidente angolano também destacou a necessidade de atrair investimentos estrangeiros e fomentar a colaboração entre os países africanos, com o objetivo de reduzir a dependência financeira externa e impulsionar o desenvolvimento, através de políticas económicas e sociais e de investimentos em infraestruturas.
João Lourenço apontou ainda a justiça para os africanos e afrodescendentes, incluindo as reparações, como uma das suas principais metas.
Além disso, referiu a importância de temas como a justiça fiscal, o alívio da dívida, as reformas nas instituições financeiras globais e a inclusão social.
O Presidente angolano sublinhou igualmente o papel de Angola no comércio intra-africano, destacando a relevância do Corredor do Lobito e dos Caminhos de Ferro TAZARA para a integração regional.
A tomada de posse de Lourenço ocorre no ano em que Angola celebra os 50 anos da sua independência. Além disso, o Presidente angolano encerra, neste contexto, o seu papel como mediador no conflito entre a República Democrática do Congo e o Ruanda. João Lourenço exercerá a Presidência da UA até fevereiro de 2026.