O Governo angolano deu início à implementação da “Marca Angola”, uma iniciativa estratégica destinada a promover a imagem do país a nível nacional e internacional. A medida, estabelecida pelo Despacho Presidencial n.º 117/25 de 17 de abril, inclui a criação de uma Comissão Multissectorial responsável pela coordenação e desenvolvimento desta identidade nacional.
Sob a liderança do ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, a Comissão integra representantes de várias áreas governamentais, como Comunicação Social, Defesa, Interior, Relações Exteriores, Finanças, Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, além da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX).
Entre as principais atribuições da Comissão estão a definição dos termos de referência, a elaboração do cronograma de execução, o plano de comunicação e a estimativa orçamental para o concurso público que dará origem à “Marca Angola” e suas submarcas.
Ao nível provincial, os governadores deverão constituir comités locais de apoio ao projeto, compostos por representantes dos setores da Cultura, Turismo e Comunicação Social. O relatório final do concurso deverá ser submetido ao Presidente da República no prazo máximo de 30 dias após a sua conclusão.