Na Guiné-Bissau, o analista Sumailia Pursson afirmou esta terça-feira, 25, no programa Bancada Parlamentar da Rádio Correio da Kianda, que já foram contabilizadas seis regiões eleitorais, onde Fernando Dias surge na dianteira. Segundo Pursson, os números coincidem com os dados apresentados pela candidatura apoiada pelo PAIGC, reforçando confiança no processo.
O especialista acrescentou que, apesar do clima político tenso e das críticas ao regime vigente, o sistema eleitoral do país garante um nível mínimo de transparência na fase de apuramento, com ambas as candidaturas — a de Umaro Sissoco Embaló e a de Fernando Dias — a possuírem actas próprias das mesas de voto.
Para o analista Tchierno Baldé, as declarações públicas de vitória por parte dos dois candidatos fazem parte de uma estratégia política comum em contextos eleitorais disputados. No entanto, sublinha que todos os indicadores apontam para que Fernando Dias possa vir a tornar-se o próximo Presidente da República, numa vitória que considera inédita no panorama político guineense.

