A Governadora Provincial de Cabinda, Suzana Abreu, deu início na tarde desta quinta-feira, 10 de abril de 2025, à reabilitação e asfaltagem de 29 quilómetros de vias secundárias no Município de Massabi, com o lançamento simbólico da primeira pedra na localidade de Manenga.
O projecto tem como principal objetivo facilitar o escoamento dos produtos agrícolas das zonas rurais para os grandes centros urbanos, dando resposta a uma reivindicação antiga das comunidades locais. “Várias vezes visitamos nossas comunidades e ouvimos o apelo das nossas mamãs e papás sobre a necessidade de escoamento da banana e da mandioca. Aqui está a resposta dessas preocupações”, afirmou a Governadora durante o acto.
A empreitada faz parte do projecto de Cadeias de Valor Agrícola da Província de Cabinda, sob coordenação do Instituto de Desenvolvimento Agrário, ligado ao Ministério da Agricultura e Florestas. A execução da obra será responsabilidade da empresa Shandong e está prevista para durar 11 meses.
O lote 3 do projecto abrange quatro troços: Chicamba–Tchúquisi (6,9 km), Massabi–Chicaca (2 km), Massabi–Manenga (4,6 km) e Sócoto–Chapa (15,5 km), totalizando 29 km de estrada a serem reabilitadas e asfaltadas, com algumas fases de pré-asfaltagem.
Suzana Abreu destacou ainda que este projecto é reflexo do compromisso do Executivo liderado pelo Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, que tem apostado em políticas com impacto directo nas comunidades. “Massabi possui grande potencial turístico, agrícola e no comércio fronteiriço. A região pode ser uma porta para o desenvolvimento das comunidades desta área e da Província”, afirmou.
O acto contou com a presença de membros do governo local, autoridades tradicionais e religiosas, além de populares que se juntaram para testemunhar este marco importante para o desenvolvimento da região.