O secretário provincial da Educação em Cabinda, Boaventura Macaia, condenou os recentes actos de vandalismo contra as infra-estruturas escolares na província e anunciou medidas de reforço da segurança já a partir do próximo ano lectivo.
Segundo noticiou a ANGOP, o responsável referiu que a destruição de janelas, portas, carteiras e quadros, praticada por indivíduos que apelidou de “inimigos do desenvolvimento”, em nada contribui para a qualidade do ensino e aprendizagem no país.
Boaventura Macaia assegurou que, no ano lectivo 2025-2026, haverá mais policiamento de proximidade nas escolas, com agentes da ordem destacados nos perímetros dos estabelecimentos de ensino. “As autoridades locais estão preocupadas com a onda de vandalização do património escolar da região. Para este ano haverá mais policiamento de proximidade para conter esse fenómeno”, sublinhou.
O governante apelou ainda à comunidade escolar e aos moradores para reforçarem a vigilância e denunciarem às autoridades todos os que insistem em vandalizar o património público, a fim de serem responsabilizados criminalmente.
Para o próximo ano lectivo, o sector da Educação em Cabinda conta com 425 escolas, totalizando 2.600 salas de aula.
Via Angop