More
    InícioEconomiaCorredor do Lobito destacado como eixo de desenvolvimento

    Corredor do Lobito destacado como eixo de desenvolvimento

    Em

    A ministra das Finanças de Angola, Vera Daves, destacou o papel estratégico do Corredor do Lobito como motor para o desenvolvimento económico e atracção de investimento estrangeiro, durante as Reuniões da Primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, realizadas em Washington.

    Durante uma mesa-redonda organizada pelo Atlantic Council, dedicada ao tema, Vera Daves sublinhou que a criação de um quadro fiscal atrativo, aliado a mecanismos de financiamento inovadores e sustentáveis, será essencial para posicionar o Corredor do Lobito como um eixo económico de referência em África. A ministra defendeu ainda que a estabilidade macroeconómica será um fator decisivo para impulsionar o comércio intra-africano e consolidar Angola como plataforma logística regional.

    O Corredor do Lobito, que liga o porto do Lobito, em Angola, às regiões mineiras do interior da República Democrática do Congo e da Zâmbia, tem vindo a ganhar destaque como infraestrutura vital para a integração regional e o escoamento de recursos estratégicos.

    Na mesma sessão, o ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, reforçou a visão do Corredor como um verdadeiro “Corredor de Desenvolvimento Económico”, destacando a importância de parcerias sólidas entre o setor público e privado. Segundo o ministro, o projeto visa fomentar cadeias de valor locais, atrair investimentos e gerar empregos qualificados.

    “O nosso objetivo é criar um ambiente que favoreça a participação ativa do setor privado, nacional e internacional, na dinamização da economia”, declarou Ricardo de Abreu, enfatizando o compromisso do governo angolano em garantir a sustentabilidade e eficiência da infraestrutura.

    A participação de Angola nas reuniões do FMI e do Banco Mundial tem sido marcada por uma agenda voltada para a captação de investimentos e a promoção de reformas estruturais que reforcem a posição do país no contexto económico africano e global

    Recentes

    Tarifa de táxis colectivos sobe para 300 kwanzas

    A tarifa dos táxis colectivos urbanos em Angola, conhecidos como “azuis e brancos”, passou...

    Katia Aveiro defende CR7 e critica polémica por funeral

    Katia Aveiro, irmã de Cristiano Ronaldo, usou as redes sociais este sábado, 5 de...

    PRA-JA promete vencer UNITA e MPLA em Cabinda

    Durante a inauguração da sede do PRA-JA Servir Angola na cidade de Cabinda, o...

    Declarações de líder do pra-ja geram polémica em cabinda

    Dr. Xavier Jaime Manuel, vice-presidente do partido PRA-JA Servir Angola, afirmou que, em caso...

    Relacionados

    Voos internacionais da TAAG mudam para novo aeroporto

    A TAAG – Linhas Aéreas de Angola anunciou que, a partir de 15 de...

    EUA querem mais empresas e negócios em África

    Durante a abertura da 17.ª Cimeira Empresarial EUA–África, que decorre em Luanda, o embaixador...

    Caso AGT: já há 19 detidos, mas nenhum confessou até agora

    O número de detidos no caso do roubo milionário à Administração Geral Tributária (AGT)...