More
    InícioSem categoriaCimeira EUA-África gera acordos e reforça cooperação

    Cimeira EUA-África gera acordos e reforça cooperação

    Em

    O embaixador de Angola nos Estados Unidos, Agostinho Van-Dúnen, considerou “muito satisfatórios” os resultados da Cimeira Empresarial EUA-África, realizada em Luanda, destacando a assinatura de acordos no valor de cerca de 2 mil milhões de dólares norte-americanos. Segundo o diplomata, os sectores da energia, turismo e transportes foram os mais contemplados, sendo agora essencial garantir a implementação prática dos entendimentos alcançados.

    Van-Dúnen realçou a importância de transformar os compromissos em ações concretas, promovendo parcerias entre empresários públicos e privados dos EUA, Angola e de outros países africanos. Um dos pontos estratégicos mencionados foi o Corredor do Lobito, cuja importância para a exportação de minerais e desenvolvimento regional tem despertado forte interesse dos investidores norte-americanos.

    Uma delegação de empresários e representantes da administração dos EUA visitará brevemente o Corredor do Lobito, numa acção que visa explorar oportunidades nos sectores da agricultura, transportes e logística. O diplomata destacou ainda que a visão sobre o Corredor deve ir além do caminho-de-ferro, abrangendo impactos sociais e económicos mais amplos.

    Durante a cimeira, Angola assinou cinco acordos em diversos sectores, e o embaixador reforçou que é essencial que esses compromissos tenham impacto real na vida das populações.

    Paralelamente, a vice-presidente da República, Esperança da Costa, recebeu a directora executiva do Corporate Council on Africa (CCA), Florizelle Liser, que elogiou Angola pela organização da cimeira e destacou o Corredor do Lobito como exemplo de desenvolvimento integrado que pode ser replicado noutras regiões de África.

    Na mesma ocasião, a vice-presidente recebeu também o ministro da Economia da União das Comores, Hassani Mohamed Moustoifa, que entregou uma mensagem do presidente das Comores ao seu homólogo angolano, João Lourenço, convidando-o para as celebrações dos 50 anos de independência do seu país. O encontro serviu ainda para discutir possibilidades de cooperação bilateral, nomeadamente na área da aviação e investimentos mútuos.

    Recentes

    PR moçambicano alerta para riscos da desinformação online

    O Presidente de Moçambique, Daniel Chapo, alertou este sábado para a crescente “onda de...

    OMA repudia declarações de Florinda Miranda na TV

    A Organização das Mulheres Angolanas (OMA) manifestou este sábado, 27, a sua condenação às...

    Grémio vence o Vitória por 3-1 e sobe à 8.ª posição

    O Grémio venceu este domingo o Vitória por 3-1, em jogo da 25.ª jornada...

    Greve nos media públicos suspensa até Janeiro de 2026

    Os profissionais dos Órgãos de Comunicação Social Públicos decidiram, por maioria, suspender a greve...

    Relacionados

    Grémio vence o Vitória por 3-1 e sobe à 8.ª posição

    O Grémio venceu este domingo o Vitória por 3-1, em jogo da 25.ª jornada...

    João Lourenço anuncia inauguração da refinaria de Cabinda

    O Presidente da República, João Lourenço, revelou este sábado, 9 de agosto, que a...

    Moçambique confirma cinco casos de Mpox no Niassa

    As autoridades de saúde de Moçambique confirmaram cinco casos positivos de Mpox, também conhecida...
    error: Não é permitido copiar o conteudos!