A seleção de Cabo Verde escreveu, esta segunda-feira (13), uma das páginas mais memoráveis da sua história no futebol. A equipa cabo-verdiana venceu Eswatini por 3-0 e garantiu, pela primeira vez, a qualificação para uma edição da Copa do Mundo.
Os golos da histórica vitória foram marcados por Dailon Livramento, Willy Semedo e Ianique dos Santos, num jogo em que os “Tubarões Azuis” dominaram do início ao fim. Com este resultado, Cabo Verde chegou aos 23 pontos no grupo D das Eliminatórias Africanas, superando a tradicional seleção dos Camarões, que empatou sem golos com Angola na última jornada e terminou com 19 pontos.
A conquista da vaga representa um marco inédito para o país insular, que vem demonstrando grande evolução no futebol continental nos últimos anos. A classificação para o Mundial de 2026 confirma Cabo Verde como uma das novas forças emergentes do futebol africano.
Os adeptos cabo-verdianos celebraram em várias cidades do país e nas redes sociais, transformando o feito num verdadeiro motivo de orgulho nacional. A próxima meta será preparar a equipa para a sua estreia no maior palco do futebol mundial.