A transportadora aérea nacional TAAG anunciou que os bilhetes para a classe económica nos voos Cabinda–Luanda estão disponíveis apenas a partir de 16 de Dezembro, podendo esgotar rapidamente devido à grande procura e à reduzida oferta de lugares.
Passageiros que pretendam viajar ainda este mês ou em Novembro, mesmo por motivos urgentes como questões de saúde, funerais ou negócios, não encontram qualquer disponibilidade, nem sequer na classe executiva.
De acordo com informações apuradas pelo Novo Jornal, apenas há passagens disponíveis no sentido Luanda–Cabinda, e mesmo assim apenas a partir do final de Novembro.
Quem necessita viajar de Cabinda para Luanda tem recorrido a canais informais, conhecidos como “muambeiros”, para conseguir bilhetes a preços muito acima do valor praticado oficialmente.
A população afirma que esta situação se repete todos os anos, dificultando a vida dos passageiros que dependem da TAAG, a única companhia aérea a operar nesta rota.
A área comercial da TAAG em Cabinda confirmou que a procura por bilhetes é massiva e que as reservas para Dezembro estão quase esgotadas.
As dificuldades deverão manter-se até ao final do ano e início de 2026, já que a companhia de bandeira só tem disponibilidade de lugares a partir da segunda quinzena de Dezembro.
Entretanto, Cabinda passará a ser, entre Dezembro de 2025 e Janeiro de 2026, a província com maior frequência de voos da TAAG, com 21 ligações semanais — três voos diários de segunda a sexta-feira — segundo a actualização da tabela de voos da transportadora.
Via: NJ