Pelo menos 21 pessoas morreram e outras 83 ficaram feridas após um ataque com mísseis balísticos russos atingir o centro da cidade de Sumy, no nordeste da Ucrânia, segundo informações divulgadas pelas autoridades locais. Entre os feridos, estão pelo menos sete crianças, de acordo com o Ministério do Interior ucraniano.
Os serviços de emergência indicaram que os mísseis atingiram a cidade num momento de grande movimentação nas ruas. “A Rússia atacou o centro da cidade com mísseis balísticos, justamente quando havia muitas pessoas na rua”, relataram os socorristas através das redes sociais.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, descreveu o episódio como um “ataque terrível com mísseis”, sublinhando o elevado número de mortos e feridos. “E isto num dia em que as pessoas vão à igreja, no Domingo de Ramos”, lamentou.
Zelensky afirmou ainda que os projécteis atingiram várias ruas, edifícios residenciais, estabelecimentos escolares e viaturas civis. As autoridades continuam os trabalhos de resgate no local.