O diretor-geral da Unidade de Gestão da Dívida de Angola, Dorivaldo Teixeira, afirmou esta segunda-feira que a dívida pública com a China, principal credor do país, tem registado uma trajetória de redução e poderá ser totalmente liquidada até 2028.
De acordo com os dados apresentados, o montante atual da dívida é de aproximadamente 14,15 mil milhões de dólares.
Durante a apresentação do Plano Anual de Endividamento do Estado angolano para 2025, Dorivaldo Teixeira referiu que a redução da dívida tem sido consistente desde 2017, ano em que atingiu cerca de 23 mil milhões de dólares.
O responsável destacou que, caso o ritmo atual de pagamentos seja mantido, Angola conseguirá cumprir integralmente as suas obrigações financeiras perante o credor chinês no prazo estimado.
“Se continuarmos a honrar os pagamentos no ritmo que temos conseguido até aqui, acreditamos que, em 2028, esta dívida estará completamente liquidada”, assegurou Dorivaldo Teixeira.
A redução da dívida pública faz parte da estratégia do Governo angolano para estabilizar as finanças do país e promover a sustentabilidade económica a médio e longo prazo.