A selecção nacional de Angola começou o CAN’2025 com um desaire frente à África do Sul, por 1-2, em partida da primeira jornada do Grupo B, disputada esta segunda-feira no Estádio de Marraquexe, em Marrocos.
Os golos dos “Bafana Bafana” foram apontados por Appollis e Lyle Foster, enquanto Show marcou para os Palancas Negras.
Angola entrou no encontro com uma postura prudente, concedendo maior iniciativa ao adversário, mas apostando em transições rápidas para surpreender. A velocidade de Zito Luvumbo pela direita, Gelson Dala na frente e um meio-campo mais preenchido permitiram equilibrar os primeiros minutos.
Aos 15 minutos, os Palancas estiveram muito perto de inaugurar o marcador. Após passe de Clinton da Mata, o capitão Fredy rematou de fora da área, de pé esquerdo, com a bola a embater no poste da baliza defendida por Ronwen Williams. Antes disso, Gelson Dala já tinha ameaçado com um cabeceamento, após cruzamento de Fredy, mas sem grande perigo.
A resposta sul-africana surgiu aos 20 minutos, quando Appollis concluiu no centro da área uma assistência de Lyle, batendo Hugo Marques com um remate colocado ao canto inferior esquerdo.
A reacção angolana foi imediata e o empate apareceu aos 35 minutos. Show desviou com eficácia um cruzamento de Fredy, dentro da área, deixando o guarda-redes adversário sem hipóteses.
No segundo tempo, a África do Sul mostrou-se mais forte. O seleccionador Hugo Broos lançou o avançado Moremi, dando maior intensidade ao jogo ofensivo da sua equipa. O domínio acabou por ser coroado aos 79 minutos, quando Lyle Foster fez o golo da vitória, embora tenha visto, mais tarde, outro tento ser-lhe anulado por fora-de-jogo pelo árbitro sudanês Mahmood Ismail.
O golo surgiu numa fase em que Angola tentava refrescar a equipa, com as entradas de Milson e Mabululu para os lugares de Gelson Dala e M’Bala Nzola. Patrice Beaumelle promoveu ainda as substituições de Maestro por Randi Teka e de Fredy por Beni Mukendi, em busca de nova dinâmica.
Este resultado representa a terceira derrota dos Palancas Negras diante dos Bafana Bafana em competições do género, em cinco confrontos, com dois empates a completar o histórico.
Com este triunfo, a África do Sul soma três pontos e assume, provisoriamente, a liderança do grupo. O outro jogo da ronda, entre Egipto e Zimbabwe, realiza-se ainda esta noite. Angola ocupa a última posição, sem pontos.
A selecção nacional volta a entrar em campo na sexta-feira (23), às 13h00, diante do Zimbabwe, para a segunda jornada, enquanto a África do Sul mede forças com o Egipto.


