A Selecção Nacional de Angola qualificou-se esta sexta-feira, 13 de Junho, para a final da Taça Cosafa em futebol, ao derrotar Madagáscar por expressivos 4-1, nas meias-finais da competição, que decorre em Bloemfontein, África do Sul.
A partida, disputada no Estádio Toyota, foi dominada pelos Palancas Negras, que demonstraram superioridade desde o apito inicial. Depú foi a grande figura do encontro ao marcar dois golos (aos 19 e 39 minutos), ambos na sequência de um penálti – primeiro na conversão direta e depois na recarga. Zini ampliou a vantagem aos 74 minutos, após um desvio certeiro a um cruzamento de Keliano, e Além fechou a contagem angolana aos 86. O único golo malgaxe surgiu já nos descontos, aos 90+1, por intermédio de Nantenaina.
Com este resultado, Angola – orientada pelo técnico Pedro Gonçalves – garante presença na final da competição regional, onde tentará revalidar o título conquistado em 2024. Os Palancas Negras aguardam agora pelo desfecho da outra meia-final, entre a anfitriã África do Sul e as Ilhas Comores, para conhecer o adversário do duelo decisivo, agendado para domingo.
Esta é a 24.ª edição da Taça Cosafa e Angola, já vencedora em 1999, 2001, 2004 e 2024, procura a sua quinta consagração na história do torneio da região austral do continente africano.