O presidente da Associação Nova Aliança dos Taxistas de Angola (ANATA), Francisco Castro Paciente, foi libertado esta sexta-feira, 9 de Janeiro de 2026, após mais de seis meses detido. A sua soltura ocorre um dia depois da libertação do vice-presidente, Rodrigo Luciano Catimba, conforme avançou o Correio da Kianda.
Francisco Paciente, assim como outros líderes de associações de taxistas, havia sido detido na sequência dos actos de vandalismo e pilhagem registados durante a greve dos taxistas, ocorrida entre 28 e 30 de Julho de 2025.
No momento da libertação, uma comitiva da ANATA marcou presença, composta por membros da direção nacional, delegados provinciais e municipais, além de representantes do departamento de Inspeção, num gesto que simboliza união e solidariedade institucional.
As libertações acontecem após mais de meio ano de prisão preventiva, cenário que, segundo a defesa de Francisco Muteka, vice-presidente da organização, poderá levar ao pedido de indemnização ao Estado angolano.

