A União Europeia (UE) e a União Africana (UA) defenderam, em Bruxelas, o fortalecimento da cooperação em áreas como Direitos Humanos, direito ao desenvolvimento, transformação digital, eleições e boa governação.
O anúncio foi feito durante o 20.º Diálogo em Direitos Humanos, realizado na sede do Serviço Europeu para os Assuntos Externos (EEAS). O documento final destacou a importância de reforçar a colaboração num contexto marcado por crises do multilateralismo, conflitos geopolíticos e cortes no financiamento de programas de proteção dos Direitos Humanos.
Wilson Adão, presidente do Comité Africano de Peritos para os Direitos e Bem-Estar da Criança e da Arquitectura de Governação e Paz e Segurança da UA (AGA-APSA), sublinhou a prioridade de colocar as crianças no centro das políticas e que a cooperação deve respeitar os valores e a identidade de cada continente, sem subordinação ou discriminação.
Bankole Adeoye, comissário da UA para Assuntos Políticos, Paz e Segurança, co-presidiu o Diálogo com Kajsa Ollongren, representante especial da UE para Direitos Humanos, reforçando o compromisso de promover a cooperação inclusiva e o fortalecimento dos Direitos Humanos entre os continentes.