O sorteio da Liga dos Campeões 2026 trouxe ao Sporting memórias amargas e desafios de grande dimensão. O primeiro adversário conhecido foi o Bayern de Munique, clube que há 16 anos infligiu a mais pesada derrota europeia dos leões: a eliminação nos oitavos de final da temporada 2008/09, com um agregado de 12-1, resultado de um 5-0 em Alvalade e um 7-1 em Munique.
Além dos bávaros, outro rival de má recordação surge no caminho do Sporting: o Athletic Bilbao, que em 2011/12 afastou os leões da final da Liga Europa, vencendo por 4-3 no somatório das duas mãos.
A fase de grupos reserva ainda deslocações a Itália, onde a equipa orientada por Rui Borges terá de defrontar a Juventus, agora com os ex-FC Porto Francisco Conceição e João Mário, e também o campeão Nápoles.
No Estádio de Alvalade, haverá reencontros emocionantes. O lateral Nuno Mendes regressa a casa com o Paris Saint-Germain, clube que representa desde 2021, sendo uma das principais figuras do campeão francês. Outro regresso será o de Carlos Forbs, internacional sub-21 português, atualmente no Club Brugge, que deixou a academia leonina em 2016 para o Manchester City antes de rumar à Bélgica.
O grupo do Sporting conta ainda com o Kairat Almaty, protagonista da maior viagem de sempre nas competições europeias, percorrendo quase 7.000 quilómetros do Cazaquistão até Lisboa. Por fim, o Olympique de Marselha completa o lote de adversários que irão medir forças com os leões nesta exigente fase de liga.
Com rivais históricos e encontros marcados pela emoção, o Sporting terá um caminho de alto nível na Champions, onde procura escrever uma página mais feliz do que a de 2009.