Uma comitiva formada por oito senadores brasileiros começou a chegar aos Estados Unidos este fim de semana, com o objetivo de negociar a suspensão ou adiamento do novo pacote tarifário imposto pelo presidente Donald Trump. Até a tarde de sábado (26), seis parlamentares já estavam em solo norte-americano e os dois restantes devem embarcar nas próximas horas.
A delegação, que reúne nomes de diferentes espectros políticos, é liderada por Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado. Estão confirmados Tereza Cristina (PP-MS), Marcos Pontes (PL-SP), Esperidião Amin (PP-SC), Fernando Farias (MDB-AL) e Carlos Viana (Podemos-MG). Jaques Wagner (PT-BA) e Rogério Carvalho (PT-SE) completam a comitiva.
A agenda oficial começa na segunda-feira (28), com reuniões na Embaixada do Brasil em Washington e, mais tarde, na sede da U.S. Chamber of Commerce, onde se encontrarão com empresários e representantes do Brazil-U.S. Business Council.
O esforço diplomático visa conter os efeitos do chamado “tarifaço” anunciado por Trump, que prevê uma sobretaxa de 50% sobre as exportações brasileiras a partir de 1º de agosto. O governo norte-americano associou a medida à ação penal que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro.
A missão foi aprovada por unanimidade no Senado e é considerada estratégica para tentar preservar o comércio bilateral entre Brasil e Estados Unidos num momento de forte tensão política e económica.